Outubro de 1989, completados um ano de uma nova Carta Magna, a sociedade brasileira se preparava para eleger o primeiro Presidente da República do Brasil, após a abertura democrática. O país encontrava-se com um alto índice de desemprego, a economia caminhava para uma maxidesvalorização da nossa moeda e a inflação consumia nossos salários, os preços já não passavam 24 horas sem remarcação.
Os trabalhadores diante de tudo que acontecia se preparavam para realizar a maior greve geral já vista no país. É nesse contexto social e político que a categoria metalúrgica do Rio Grande do Norte reunidos em assembleia geral realizada em 1º de outubro de 1989, aprovaram a fundação do seu sindicato de classe.
Num momento difícil, onde parte da categoria recebia salários baixíssimos, trabalhos precários sem proteção nas áreas de saúde e segurança no trabalho e numa época em que a regra patronal era demitir por justa causa, acreditando na morosidade da justiça em dirimir os conflitos laborais.
Em novembro de 1989 o Sindmetal negocia pela primeira vez de forma autônoma e independente, ou seja, sem o acompanhamento da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do RN. Esse foi sem dúvida o primeiro grande embate com a categoria empresarial, já que eles não queriam reconhecer a legitimidade do sindicato laboral. Esse foi um momento ímpar na nossa história.
Os trabalhadores das 5 (cinco) principais empresas da época, paralisaram as atividades por tempo indeterminado e depois de 8 (oito) dias de greve os empresários recuaram e negociaram com os representantes dos trabalhadores uma das melhores Convenção Coletiva de Trabalho de nosso Estado.
Ao longo de sua existência, podemos destacar a participação em várias greves e paralização de advertência da categoria em defesa dos direitos da categoria. Da mesma forma em que participou de manifestações e mobilizações locais e nacionais de trabalhadores, em defesa de um país mais justo e democrático.
O Sindmetal é uma entidade de classe pautada na ética, transparência e nos princípios democráticos que nortearam a organização dos trabalhadores. Uma história de luta e compromisso com os interesses da categoria no âmbito local, nacional e internacional. E com um princípio irrenunciável da defesa intransigente dos interesses da classe trabalhadora. Esse tem sido o nosso legado!
Nossa Missão
Representar os interesses coletivos e individuais dos trabalhadores da indústria metalúrgica de Natal e região, perante as autoridades administrativas e judiciárias, observando a legislação, os interesses e os direitos da classe trabalhadora, assim como promover a geração de valor e o fortalecimento da classe.
Nossa Visão
Ser referência como entidade sindical no estado do Rio Grande do Norte e primar pelo relacionamento genuíno e transparente na representação da classe trabalhadora.
Nossos Valores
Integridade, Ética, Transparência, Respeito, Luta, Valorização de pessoas, e Profissionalismo.